Violência no Centro

Após morte de adolescente, promessa de vingança surge nas redes sociais

Naiôn Curcino

"

Os recentes casos de brigas entre adolescentes e a morte de Dian Luca dos Santos Soares, 14 anos, no último sábado, no centro de Santa Maria, acionaram o sinal de alerta entre as autoridades. Nas redes sociais, amigos de Dian Luca postam que a morte do adolescente será vingada (leia mais abaixo). Sejam bondes, gangues ou simplesmente grupos, esse sentimento de rivalidade e de vingar a morte de um integrante preocupa que é responsável por zelar pela segurança de uma comunidade.

— Vamos tomar outras atitudes porque a situação está se agravando. Se um vai querer vingar a morte do outro, onde vamos parar? — questiona o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central, coronel Worney Mendonça.

Conforme o coronel Worney, o setor de inteligência da Brigada Militar (BM) está trabalhando intensamente na identificação dos grupos e de seus integrantes, inclusive de seus líderes, de que áreas da cidade eles são e os principais pontos de encontro. Segundo o comandante, ações como rondas nos trajetos percorridos pelos grupos até os seus locais de encontro serão feitas para identificar esses pontos. O policiamento será intensificado em locais como o Parque Itaimbé, a Praça Saturnino de Brito, o Calçadão e os shoppings.

Apesar de, no último mês, a Brigada Militar ter apreendido cerca de 40 facas e facões que estavam em posse de adolescentes, Worney revela que os grupos têm como estratégia esconder as armas, sejam facas ou revólveres, em locais estratégicos.

Já a delegada Carla Dolores Castro de Almeida, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), é mais cautelosa e não afirma que essa onda de violência entre jovens está relacionada com bondes ou gangues.

— Esses grupos são de conhecimento notório. Só que os adolescentes se agrupam, é uma característica do adolescente. Não sei de onde foi tirada essa informação (sobre os bondes). É necessário que se tenha cuidado com o que se fala. Não denomino ninguém como gangue ou bonde. Ou é quadrilha ou organização criminosa — explica a delegada.

Segundo a delegada, somente com o aumento do policiamento ostensivo será possível amenizar os casos de briga entre adolescentes. Em relação às ameaças de vingança no perfil de jovens amigos da vítima de sábado, Carla afirma que, sem o registro de uma ocorrência por parte de quem se sente ameaçado, não é possível que a DPCA atue.

A REAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Confira trechos publicados em perfis do Facebook de amigos de Dian Luca, 14 anos, assassinado no último sábado. A grafia original foi mantida:

"muleke tri pra frente com sonhos e derrepente um filho da p... faz isso vai ter volta irmão. vai ter volta com a mesma moeda"

"Vai ter voltaaa seus filho da p......!!!"

"Logo ele meu bah não vai fica assim !!!!"

"tô sem direção a única coisa que eu sei é que o bagulha vai pega PREÇO..."

"O Dian Soares tu foi morto, mas caiu de cabeça erguida, o sangue não vai ser bala, nem nada, que vai me parar, tu vai ver eu vou cobrá isso eu vou de atrás mano eu vou pra mata ou mata sem dó..."

"Vai se cobrado todos norte agora eu to de cara eu vi o pia crece e agora nao tem perdão"

"dor e raiva de quem fez isso justiça sera feitaaa com a mesma moeda"

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Militar que levou tiro de fuzil continua no CTI em hospital de Santa Maria

Próximo

Jovem é assaltado em parada de ônibus em Santa Maria

Geral